segunda-feira, 11 de julho de 2016

O que seis meses de Homeschooling me ensinaram

Finalmente chegou o mês de julho e com ele as tão esperadas férias! Apesar de serem poucas semanas, agradeço a Deus por essa oportunidade que Ele me concede. Como todos sabem, começamos o Homeschooling em janeiro e, ao inciar, eu acreditava estar preparada, afinal, foi quase um ano de pesquisas. Lí tudo que me sugeriram, fiz cursos, acompanhei a experiência de outras famílias, fiz um planejamento anual, estudei e me preparei. Acontece que quando colocamos a mão na massa, tudo muda! As coisas nem sempre saem como o planejado, surgem situações inesperadas, nossos filhos reagem de formas que não imaginávamos, descobrimos que o que funciona tão bem para outras famílias pode não dar tão certo com a gente e, apesar de já saber que tudo isso poderia acontecer, na prática as coisas são sempre mais complicadas. 

Sei que ainda tenho pouco tempo de prática, mas se tem algo que esses meses educando meu filho em casa me ensinou é que, mesmo após anos de estudos e pesquisas, a verdade é que nunca estamos realmente preparados. No fim das contas é a prática que vai nos ensinar de verdade. É como passar cinco anos na faculdade de Direito estudando teorias, leis, casos, correntes doutrinárias, jurisprudências, etc. e, quando finalmente nos formamos e conseguimos nosso primeiro cliente, descobrimos a duras penas que na prática as coisas são sempre mais complexas (sim, aconteceu comigo!). 

Por isso, apesar de achar de extrema importância um preparo sério e aprofundado, penso que não se deve esperar tanto para começar a praticar o homeschooling. Tecnicamente falando, as coisas são bem mais simples do que parecem ser, mas algumas situações mais complexas e inesperadas surgirão somente quando estivermos praticando a educação domiciliar e, à medida que elas vão aparecendo, Deus vai nos dando a graça para resolvermos. Aliás, uma coisa que sempre me tranquilizou nos momentos de adversidade foi justamente saber que nós sempre colocamos a vontade Deus acima da nossa. Todas as decisões que tomamos foram sempre após muita oração e confiança em Nosso Senhor. Por isso sabíamos que muitas ocasiões eram tentações que visavam nos desanimar e mudar nossos propósitos, mas sem nos deixar abater agarrávamos mais ainda em Deus e intensificávamos nossas orações. Graças a nosso bom Deus conseguimos finalizar nosso semestre com sucesso. Nossos planos foram atingidos, nossas expectativas foram superadas e não podíamos estar mais felizes. O processo foi árduo, perdemos alguns amigos, fomos muito julgados, o cansaço foi enorme, o dia a dia desgastante, a indisciplina do meu filho muitas vezes esgotou minhas energias, a luta foi realmente diária, mas Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. Toda ocasião nos convida a dar graças ao Senhor. E o melhor de tudo é que, no final, eu vejo que valeu muito a pena. Afinal, educar dá trabalho e, se não estiver dando trabalho, provavelmente não estamos educando.

No que se refere à nossa experiência prática, contei um pouco de nossa rotina nesse post aqui. Para chegarmos no ponto em que relatei na postagem, foram necessárias algumas mudanças. Hoje seguimos um roteiro diferente daquele que eu havia feito antes de começarmos, mas é fato que as coisas encaminham de forma bem mais tranquila quando temos um plano pré-estabelecido. Quer se trate de um esboço ou um mapa detalhado, é importante ter um guia para nosso ano. Eu mesma não sou uma pessoa tão organizada como eu gostaria e, mesmo saindo um pouco do esperado e mudando um pouco as coisas ao longo das semanas, um planejamento é fundamental para esclarecer nossas metas diárias e não permitir que percamos muito o controle da situação.

Nossas aulas começaram em janeiro e se encerram na sexta-feira, dia 01 de julho. Meu filho viajou no mesmo dia para passar três semanas com o pai no interior de Goiás, mas levou consigo as atividades diárias do Kumon (Matemática, Português e Inglês) e dois livros de Literatura para ler. Ou seja, apesar de estar de férias, os estudos continuam. O que me alegrou bastante vou ver o quanto ele não reclamou de ter que fazer atividades nas férias. Em apenas um semestre de Homeschooling ele já entendeu a importância dos estudos e já vê com outros olhos a busca do conhecimento. Aliás, esse foi um dos pontos que mais vejo avanço. O interesse do meu filho pelo aprendizado. Esse tem sido, para mim, nosso maior ganho até agora.

Quanto à mim, usei essa primeira semana de férias para refletir sobre tudo o que passamos e pensar um pouco em como poderíamos melhorar. Após uma análise profunda acerca de nossa experiência, descobri que tenho que fazer mais algumas mudanças a fim de otimizar nossos estudos. Para isso peguei o planejamento anual que eu já havia feito e mudei algumas coisas. Por exemplo, nesse semestre fizemos apenas uma visita à Museu e visitamos apenas uma Mostra Cultural. Pretendo, portanto, incluir mais passeios à nossa rotina. Também pretendo aumentar o tempo dedicado ao estudo de Os Lusíadas. Outra coisa que acho que deveríamos melhorar são os exercícios de memorização. Também pretendo incluir o estudo de Física na grade curricular do meu filho, não por minha vontade, mas porque ele mesmo me pediu. Também notei a dificuldade que o Victor Hugo tem em redigir textos, por isso, preciso estimular sua escrita de alguma forma. Outra coisa que precisa melhorar é seu tempo de leitura. Percebi também que mais importante que "vencer" os conteúdos e estabelecer metas é fazer com que ele aprenda de verdade, mesmo que para isso tenhamos que demorar mais em um determinado ponto, ou seja, mais importa a qualidade que a quantidade. Enfim, vislumbro muitas outras melhorias que poderão ser feitas e, com a ajuda de Nosso Senhor, pretendo implementá-las aos poucos a fim de que possamos melhor a cada dia que passa. 

Aqueles que acompanham o blog certamente notaram nossa ausência nesse último semestre. Acontece que ando tão ocupada que mal tem sobrado tempo para a internet. Por isso pretendo fazer alguns ajustes também em minha agenda, afinal, eu só tenho um filho e estou certa que ando perdendo tempo com coisas menos importantes. Por isso, peço a Deus que me ajude a otimizar melhor meu tempo e ser também um pouco mais organizada com minhas tarefas e horários. O Homeschooling também tem me ajudado a perceber como a disciplina é importante, como afirma Mary Kay Clark em seu livro Homeschooling Católico: 

"O que queremos dizer com disciplina? Basicamente, disciplina significa controle – controle da vontade. Antes de pretendermos ensinar matérias escolares ou mesmo a Fé aos nossos filhos, precisamos aprender a ter autocontrole, e ensiná-lo aos nossos filhos, para que pratiquemos a vontade de Deus. Ser disciplinado é viver com regras. Significa estar sob controle. Para a família católica, significa obediência às regras de Deus. Uma das definições que o dicionário dá para a palavra disciplina é 'um sistema de práticas ou regras para membros de uma igreja'. Nos documentos do Concílio Vaticano II, o lar católico é chamado de 'igreja doméstica', portanto é apropriado que seja um lar bem disciplinado."

Que assim seja! Feliz férias a todos e até agosto, se Deus quiser.

Um comentário:

  1. Bom dia!
    A página do Na Via do Saber foi excluída do facebook? Procurei por ela e não mais encontrei.

    Obrigado,

    Edgar

    ResponderExcluir